10 de maio de 2013

Quem é Jesus?

Estudo Bíblico - Quem é Jesus?

Mateus 16
13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Jesus perguntou ao seus discípulos quem as pessoas diziam que Ele era. Ninguém soube dar uma resposta correta acerca de quem era Jesus. Então Jesus faz a mesma pergunta para os discípulos:E vós, quem dizeis que eu sou?
Simão responde corretamente :Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Ainda hoje existem diversas opiniões a respeito de quem é Jesus Cristo. Uns dizem que ele é um anjo, outros pensam que ele é um simples profeta, um iluminado, uma lenda, um pensador, um líder a frente do seu tempo, um pobre homem injustiçado, um extraterrestre, um blasfemo, um louco, entre outras coisas. Mas o que a bíblia diz a respeito de Jesus?Vejamos:

Cristo é:

O próprio Deus:
João 1 .1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Isaías 7. 14 - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel (Deus conosco).
Ele não é um deus, Cristo é o próprio Deus.

A luz verdadeira:
João 8. 12 -Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 1. 9 - Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Jesus não é um iluminado, Cristo é a própria luz.

Maior que os anjos:
Hebreus 1.4 - Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
O capitulo 1 e 2 de hebreus trás muito esclarecimentos do porque Cristo e considerado maior que os anjos .
Cristo não é um anjo, e de forma alguma pode ser comparado a um deles. Cristo é muito mais excelente.

A Sabedoria de Deus:
I Corintios 1.24 - Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Cristo não é um sábio apenas, Ele é a própria sabedoria de Deus.

Maior que Moisés:
Hebreus 3.3 - Porque Ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto
maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.

Maior que João Batista: 
João 1.27 -Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar suas sandálias.
Jesus é maior que os profetas.

Todo-Poderoso:
Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É- me dado todo o poder no céu e na terra.
Apocalipse 1.8 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Cristo não e só alguém que tem poder, Ele é o Todo-Poderoso

O Criador:
João 1.3 -Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Hebreus 1.2 - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
Cristo não é um ser criado, Ele é o próprio Criador.

O Grande Pastor de ovelhas:
Hebreus 13.20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas,

Perfeito e eterno Sumo sacerdote:
Hebreus 7
15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
21 Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque ),
23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24 Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.

Jesus é Sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Melquisedeque tipificava a figura de Cristo. Sumo sacerdote não segundo a lei carnal, mas segundo uma vida incorruptível. Ele ofereceu seu sangue puro como sacrifício, e agora está diante do Pai em nosso favor, como justo e justificado de nossos pecados.

A Vida:
João 11.25-26 - Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente
Ele é a própria vida por isso a morte não pode detê-lo.

O Caminho:
João 14. 6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Ele não é um caminho pelo qual podemos nos achegar a Deus, Cristo é o próprio caminho. Ele é o único caminho que nos leva ao Pai.

O Único Mediador:
I Timóteo 2.5 - Porque um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Cristo não é uns dos mediadores, Ele é o único que pode interceder por nós e nos reconciliar com Deus. Pois é o único que pelo seu sangue imaculado adentrou nos céus, em um tabernáculo que não foi feito por mãos humanas. Ele está assentado nos céus à destra do trono da Majestade. Jesus é a propiciação dos nossos pecados, ou seja, o único que pode cessar a ira de Deus através de seu sangue. (Leia Hebreus 9.11-15)
Romanos 3.24-25 -Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Nem Paulo, nem Pedro, nem Maria, ou qualquer outro pode ser nosso mediador .

A Verdade:
João 14. 6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Jesus não é uma verdade relativa. São muitos os que crêem na palavra de Jesus só quando convém. Cristo é a Verdade absoluta. Por isso tudo que se opõe a palavra de Deus é mentira. Não existem duas verdades. Não se pode acreditar na doutrina que Jesus ensinou e juntamente crer em outras várias doutrinas contrárias a Cristo.

Quem nos purifica dos pecados:
Colossenses1.14 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
João 1.29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Único Digno:
Apocalipse 5.12- Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

Existem muitas coisas  que a bíblia fala a respeito de Jesus, mas não caberia em uma só página se fosse explicar tudo. A bíblia diz que Cristo é aquele que está a direita do Pai, o resplendor da glória de Deus, a expressa imagem de Deus, aquele que sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder, o Fundamento da igreja, o Primeiro e o Ultimo, Senhor dos senhores , Rei dos reis, Justificador, etc.
Mas depois desse breve estudo, responda : Quem é Jesus para você?
Será que você consegue perceber que Jesus não pode ser comparado com nada na terra existente? Será que pode perceber a glória e a supremacia de Cristo? Pode perceber que Ele é o único Caminho para alcançar a salvação? O único que pode te libertar, transformar e te dar uma vida abundante em graça?
Marcos 10.46 - E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista
Bartimeu tinha uma deficiência física, por isso não podia ver Jesus. Mas hoje em dia, muitos tem uma cegueira espiritual e não conseguem enxergar quem Cristo realmente é, ainda que Ele esteja  tão perto esperando somente um clamor, um ato de fé para poder salvar.
Romanos 10:9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Que o Senhor Jesus te abençoe e aclare a tua mente para que possa entender quem verdadeiramente é Cristo, e o que Ele pode fazer por você, se crer. Jesus te ama!

Por:Juliana Roman

0 comentários:

Postar um comentário