15 de maio de 2013

Os Nomes de Deus

Banner Estudo Bíblico Os Nomes de Deus
Os nomes de Deus nos revelam os atributos que Ele tem.
Atributo significa: O que é próprio, particular a um ser. Ou seja, quando conhecemos os nomes de Deus, estamos conhecendo quem Ele é.
E porque é importante conhecer a Deus?

Para conhecermos a nossa condição humana

O conhecimento de Deus nos trás a luz. E na luz do Senhor podemos enxergar nossa condição de miséria espiritual. Isaías, ao ver a Deus , enxergou como ele era , e disse: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. (Isaías 6.5)
Oséias 4:6 - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
A falta de conhecimento de Deus gera uma vida de pecado e destruição, como diz Romanos 6.23 a: "Porque o salário do pecado é a morte. Não conhecermos a Deus é permanecermos nas trevas. E nas trevas nada discernimos (Provérbios 4:19 - O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.)

Para conhecermos sua grandeza

Efésios 1.17 -19 - Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Precisamos conhecer o tamanho do poder que Deus tem sobre nós e sobre tudo que existe.
A sobreexcelente grandeza do poder de Deus era o que Israel não conseguia enxergar, por isso tratavam a Deus como a um igual. (Salmos 50:21 - Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu...)
Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores, governa tudo e todos e de forma alguma podemos rebaixa-lo a nossa condição humana. Não podemos diminuir a grandeza de Deus.

O conhecimento nos leva a Intimidade com Deus

Jó, após ouvir sobre as grandezas de Deus diz: Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? Por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia.
Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderas.
Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. (Jó 42:3-5)

O conhecimento gera arrependimento

Jó diz ainda: Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:6)
O conhecimento nos leva a temer a Deus. E o temor de Deus nos leva ao arrependimento.

O conhecimento nos ensina louvar a Deus

Não podemos adorar quem não conhecemos João 4.22 . Por isso, para adorarmos a Ele precisamos conhecer quem Ele é.
O louvor é o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15
Louvar é confessar a verdade sobre quem Deus é. Quando dizemos os nomes de Deus estamos falando sobre seu caráter. Estamos declarando que cremos Nele e o porque cremos.
E quando louvamos a Deus sua presença poderosa se manifesta sobre nós.
A boca fala do que está cheio o coração. Por isso, se o coração estiver cheio de Deus, sua boca também estará cheio de louvores que glorificam seu nome.
O livro de salmos é um exemplo de louvores entoados a Deus, que nos mostra   seu caráter e seus feitos gloriosos. Como por exemplo o Salmo 145 que revela a Deus como Grande (v3), Piedoso (v7 a 9), Justo (v 7), e Santo (v 17).

Existem muitos motivos a qual devemos conhecer a Deus. Mas o que quero ressaltar através desse texto é que, os nomes de DEUS nos mostra seu caráter e atributos , por isso é importante conhecermos seus significados e guardar em nossos corações.
Vejamos alguns dos nomes:

Aba - Pai   (Salmos 89:26)
Adonai - Senhor (dono) – (Provérbios 9.10)
Elohim - Deus vivo, Deus Criador, Soberano Criador  – (Gênesis 2:4)
El Elyom - Deus Altíssimo – (Daniel 4.2 e 5.18)
El Eloe Israel - O Deus Pessoal de Israel  - (Gênesis 33:18-20)
El Olam - Deus da Eternidade, Deus do Universo - (Gênesis 21:33)
El Roi - Deus que vê  (Gênesis 16:13)
El Shaddai - Deus Todo Poderoso  (Gênesis 17:1)
Emanuel - Deus conosco  (Isaías 7:14, Mateus 1:23)
Eyaluth - Força  (Salmos 22:29)
Gaal - Redentor  (Jó:19:25)
Hakadosh Barukhu - O Santo Bendito Seja
Jeová Eloai - O Senhor meu Deus  (Josué 7: 7-8)
Jeová Eliom Senhor Deus (Gênesis 2:4, Salmo 59:5)
Jeová Eloha - O Deus pessoal – (Gênesis  33.20)
Jeová Elohenu - O Senhor Nosso Deus – (Deuteronômio 2 : 33,36)
Jeová Elohim Sabaoth - Senhor Deus dos Exércitos  (Jeremias 11:20)
Jeová Gmolá - Senhor das recompensas – (Rute 2.12)
Jeová Jiré - O Senhor que provê  (Gênesis 22:8)
Jeová M’kadesh - Senhor Santo, Santificador – (Levítico 20.7 e 8)
Jeová Makke - O Senhor nos corrige – (Ezequiel 7.9)
Jeová- Kainna - O Senhor Zeloso
Jeová Nissi - Minha Bandeira  (Êxodo 17:15)
Jeová Rapha - O Senhor que sara (Êxodo 15:26)
Jeová Rohi - Senhor meu Pastor   (Salmos 23:1)
Jeová-Sabaoth   O Senhor dos Exércitos
Jeová Shalom - O Senhor é Paz   (Juizes 6:24)
Jeová Shamma - Deus presente
Jeová Tsidkenu - Nossa Justiça   (Jeremias 23:6)
Jeová Tsebaô - Senhor dos Exércitos – (Salmos 46.7)
Jeová/ Yhaweh - “EU SOU” Aquele que se revela – (Êxodo 3.14)
Kadosh - O Santo de Israel
Kadesh - significa Sagrado
Magen - Senhor nosso escudo   (Salmo 3:3).
Maor - Doador da luz   (Gênesis 1:16)
Palar - Senhor Libertador   (Salmo 18:2)
Ribono Shel Olam - Senhor do Universo
Shaphar - Juiz – (Gênesis 18:25)
Tsaddia - Justo  (Salmos 7:9)
Yasha - Senhor Salvador  (Isaías 43:3)
Yeshua  - Salvação
Yeshua HaMashiah Jesus O Enviado (João 3:16)

Por:Juliana Roman

0 comentários:

Postar um comentário