1 de maio de 2013

A Serpente No Deserto

Banner do Estudo Biblíco - A Serpente No Deserto
Números 21.4-9: E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

O povo de Israel, murmurava insatisfeito com a provisão que Deus lhes dera no deserto. Por causa disso, a ira de Deus vem sobre eles. O Senhor enviou serpentes ardentes para picar o povo, e muitos morreram. Outros, vendo a insensatez de seus pecados, disseram a Moisés :Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
E Deus, por sua infinita misericórdia, ordenou a Moisés que fizesse uma serpente ardente e a pusesse em uma haste. Sendo alguém picado, ao olhar para a serpente de metal ficavam vivos.
Nós também eramos como o povo de Israel, estávamos sob a ira de Deus pelos pecados em que antes vivíamos (Romanos 1.8). Por natureza eramos filhos da ira (Efésios 2.3), e por causa dos nossos pecados, estávamos condenados a morte (visto que, o salário do pecado é a morte).
Mas Deus, que é Santo e Benigno, nos enviou uma provisão ainda melhor do que a que o povo teve no deserto. Ele nos envio seu precioso Filho, Jesus.
Como diz em João 3.14-15 : E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Efésios 2.4-5: Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
Que coisa maravilhosa! Assim como a serpente foi levantada no deserto, também Cristo foi levantado na cruz do calvário. Estávamos morrendo pelo veneno do pecado, mas ao olhar para cruz, ao olhar o sacrifício de Cristo temos vida, e vida eterna, vida abundante. Ele nos livrou da morte, nos livrou do poder do pecado, por seu sangue nos purificou!
Hebreus 2:14-15 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Essa salvação está disponível para todos, mas é preciso crer.
João 3:36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Israel tinha duas alternativas: procurar em vão algum antidoto, algum recurso para serem curados da picada, e continuar procurando até morrerem (visto que a ira de Deus permaneceria sobre eles, e nenhum antidoto lhes seria eficaz) ou simplesmente podiam olhar para serpente e ter vida.
Também temos estas alternativas, podemos passar nossa vida procurando nossos caminhos, tentando achar a cura para esse mal que nos destroe, procurando a “felicidade” para preenchermos nosso vazio, e no final recebermos como salário a morte eterna. (Provérbios 14.12. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. ). Ou podemos focar nossos olhos no Autor da vida, o único Caminho que nos leva a Deus, o que venceu a morte, a verdadeira felicidade. Sim! Ele sofreu, e pela sua carne cessou o pecado. Por Ele passamos da morte para a vida.
Fite os seus olhos Nele, não olhe para os lados, olhe para o alvo, olhe para cima, pois de lá vem teu socorro, de lá vem a tua salvação .
Aceite a  graça que Deus lhe oferece, aceite Vida, aceite Jesus!Pois Ele te ama!
Que Deus te abençoe!

Por:Juliana Roman

0 comentários:

Postar um comentário