15 de maio de 2013

Despertai!


Estudo Bíblico - Despertai!

Efésios 5:14 - Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
O Ap. Paulo, alerta a igreja de Éfeso chamando-os a um despertamento. Paulo não está se referindo ao sono que o nosso corpo necessita, mas ele está nos chamando a atenção ao sono da alma.
O sono da alma é o passo anterior a morte espiritual (a separação total de uma vida com Deus, o estado de profunda inconsciência da alma).
Uma pessoa que está dormindo ou até mesmo sonolenta, não tem uma percepção muito clara do que está acontecendo ao seu redor. Durante o sono ela pode até mesmo ouvir alguma coisa quando as pessoas falam, mas não consegue reter. Assim é a pessoa que espiritualmente dorme, ouve a palavra de Deus, mas não a retêm, não discerne com clareza as coisas de Deus, não vê a gravidade do que está acontecendo ao seu redor, ou em sua própria vida.
Assim como a igreja de Éfeso, a igreja de Sardes estava enfrentando este problema, muitos estavam mortos e outros a ponto de morrer. Uma igreja que tinha uma aparência de vida, de avivamento, mas estava espiritualmente morta.

Apocalipse 3.1-3 - E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

Para o Senhor os alertar sobre arrependimento, significa que, o sono da igreja de sardes estava sendo causado pelo pecado. O que também é exposto por Paulo no capítulo 5 de Efésios.

 A igreja de Sardes conhecia a palavra de Deus, mas não estava guardando-a ( v2 ), e por isso não havia arrependimento.  Sem arrependimento não há despertamento, sem despertamento não há transformação, e sem transformação não há vida. O pecado gera morte, e é isso que estava imperando sobre essa igreja, A MORTE.





Há vários versículos bíblicos que nos exortam sobre a necessidade de um despertamento espiritual. E para que este despertamento aconteça em nossa vida é necessário tomarmos uma atitude, é preciso dar um passo de fé.
Pela manhã quando o despertador toca, sabemos que um novo dia nos espera. Temos tarefas a cumprir, mas o corpo pede cama. Se você não tomar atitude de se levantar, o tempo vai passar e aquele dia se perderá. Se permanecermos nesse sono espiritual, sendo negligentes e adiando o compromisso que temos com Cristo, não será somente um dia que perderemos, mas será uma eternidade; perderemos nossa salvação.
Como sábios devemos remir o tempo, pois o dia do Senhor se aproxima!
Efésios 5:15-17 -"Vede, pois, com diligência como andeis, não como néscios mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Portanto, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor".

É preciso querer despertar! No antigo testamento, os atalaias estavam dormentes, mas não estavam preocupados com isso, porque eles amavam o sono. Eles amavam suas vidas desregradas, amavam a cegueira que tapavam seus olhos dos erros, amavam suas vidas ganânciosas e totalmente distantes de Deus.
Isaías 56:10-11 - Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono.
E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.

Como diz o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver ”. Estes atalaias não queriam enxergar sua condição deplorável. E muitos estão assim nos dias de hoje, preferindo a comodidade do sono, levando uma vida de pecado, adormecidos quanto ao conhecimento e a vida de Deus, levados por seus próprios pensamentos e sentimentos.

Apocalipse 3:4 - Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso

Devemos ser como o remanescente da igreja de Sardes, vivos dentre os mortos, que não  formam influenciados com a dormência da maioria, não deixaram suas vestes contaminar-se com o pecado, e por isso foram achados dignos de entrar no reino de Deus. Batalhemos por este despertamento, clamemos ao Senhor por um avivamento, oremos e vigiemos para  não adormecermos com o mundo, mas antes, sejamos renovados, santificados e edificados no Senhor até a sua vinda. Podendo assim também tocar a trombeta em nossa geração para que os que dormem venham a despertar para o nosso Senhor Jesus.

Por:Juliana Roman

1 comentários: