29 de setembro de 2012

Hipocrisia Religiosa

Estudo Bíblico - Hipocrisia Religiosa

Muito se ouve falar sobre hipocrisia. Mas afinal, o que isso significa?
A palavra hipocrisia se refere ao ato de encenar um personagem, ou demonstrar qualidades e sentimentos que na realidade não se possui.
Podemos definir também como sofisma (uma mentira com aparência de verdade).
Todos nós, como seres humanos, estamos sujeitos, e somos tentados diariamente em varias áreas de nossa vida a cairmos na hipocrisia. Por isso Jesus alertou: Acautelai-vos (tomem cuidado) primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. (Lucas 12.1).
Os fariseus eram conhecedores dos estatutos e leis estabelecidas por Deus, no entanto, não eram cumpridores. Certa vez Jesus disse: Observai, pois e praticai tudo o que eles vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.
Os fariseus eram caracterizados como pessoas que tinham um boa reputação, porém não tinham caráter.
A reputação é o que as pessoas pensam a nosso respeito, o que elas vem aparentemente, mas caráter é aquilo que praticamos quando ninguém vê .
A bíblia nos diz sobre a importância de termos boa reputação, mas, devemos ter boa reputação unindo a um caráter aperfeiçoado por Cristo.

Como estamos diante dos olhos de Deus? Como nós nos apresentamos a Ele quando ninguém vê? Como nos portamos em meio as dificuldades? As tentações? Quais são os nossos pensamentos? E se Deus revelasse os nossos pensamentos diários as outras pessoas, será que poderíamos sentir alegria ou vergonha dos nossos pensamentos?
Isso nos leva a refletir o quanto precisamos mudar. Pois muitas vezes nos escondendo debaixo de nossas máscaras, escondemos a sujeira embaixo do tapete, fingindo a nós mesmos que esta tudo bem, mas não esta!
Devemos a cada dia clamar pela misericórdia do Senhor, pedindo a Ele que tire esse fermento da nossa vida!
Jesus nos diz para termos cuidado com a hipocrisia, porque só um pouquinho dela, um pouquinho que seja, pode causar estragos devastadores em nós.
Jesus comparou a hipocrisia com o fermento. Olha o que a bíblia diz a respeito do fermento:
I Coríntios 5:6 b: Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
Gálatas 5.9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.

Até quando vamos nos esconder, nos enganar?
Deus diz em Mateus 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Podemos perder nossa salvação por causa da hipocrisia. Deus não aceita mentirosos em seu reino. Deus não aceita uma justiça aparente. A hipocrisia é uma mentira, e pior, uma mentira que contamos a nós mesmos.
Israel vivia uma situação terrível em relação a hipocrisia religiosa. Isaías 29:13 diz:Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Veja a descrição do que a hipocrisia, a religiosidade e o afastamento causaram na vida dessas pessoas: 
Isaías 1.5-6 Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.

O retrato da hipocrisia também estava presente na igreja de Laudicéia.
Apocalipse 3.17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Apocalipse 3.18 diz- Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez;
e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Como podemos ver, ela cega os nossos olhos, de forma que não conseguimos enxergar a realidade. Como um estado de adormecimento, uma letargia espiritual, a cauterização da mente (“Pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, - 1ª Tm 4.2). É como se contemplássemos a nós mesmo em um espelho com os olhos vendados.
Jesus alerta diversas vezes sobre práticas hipócritas que eram cometidas pelos fariseus ( seguir mais as  tradições do que o próprio mandamento de Deus, ganancia, se aproveitar da fragilidade do próximo, julgamento, a busca da honra e de posições, a santidade aparente, soberba, os falsos ensinamentos, o amor fingido ... - Mateus 23.1 - 39), e usava a expressão ai, expressando a dor, e o sofrimento que seria o fim desses. Porque o fim dos que se deixam levar pela hipocrisia é a perdição eterna, e não há dor que se compare a essa.
Será que vale a pena mesmo vivermos uma vida de auto afirmações diante dos outros?Mostrar uma aparência falsa de sucesso enquanto Deus repudia as suas atitudes? Será que vale a pena trocar a a salvação eterna por tapinhas nas costas e aplausos? Será que vale a pena trocar as promessas de Deus por meros sorrisos de agradecimentos? Por reconhecimentos que duram apenas por momentos?
Você esta disposto a renunciar o reino de Amor do Pai só para ser aceito e amado pelas pessoas? Será?
Quando vamos parar de pregar, louvar, tocar, viver para nós, e de nos colocarmos no lugar de Deus? Isso parece duro mas é verdade. Porque quando recebemos para nós a glória que é de Deus, nós o estamos roubando, estamos dizendo a Ele que sabemos administrar nossas vidas sozinhos, e estamos dizendo que somos bons o suficiente. Dizemos que não precisamos de sua graça e sacrifício! Nos portamos como satanás tentando se assentar e tomar um lugar que não é seu de direito.
Estava refletindo sobre os livros de Reis e os livros de Crônicas, e Deus me chamou a atenção a uma coisa. Ao final da vida de cada rei se repete as mesmas frases: E fez o que reto aos olhos do Senhor, e fez o que mal aos olhos do Senhor.
Estes homens edificaram reinos, derribaram nações, tiveram riquezas, notoriedade, muitos aclamados pelo povo e admirados. E a suas vidas se resumiram em uma só frase!
No final da nossa vida só o que importará é: quem fomos nós quando só Deus podia ver?Fomos retos ou fomos maus aos olhos Dele? Pense nisso, porque disso dependerá nossa eternidade!
Jesus morreu por você naquela cruz, para te livrar da escravidão do pecado. Se exponha a Cristo, se exponha a sua luz!
Na continuação do texto que vimos de Isaías diz (no 1.18):... ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
O Senhor tem o poder de purificar-nos, por pior que sejam os nossos pecados.
1 Pedro 4.2 diz: ORA, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;
2 Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

Que Deus te abençoe !E através dessa reflexão Deus possa falar ao teu coração.

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; (Hebreus 3.13)

Fique na paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Por:Juliana Roman

0 comentários:

Postar um comentário